Notícias 19 de Março de 2020
Confira as medidas adotadas para evitar contágio pelo COVID-19
Orientações têm caráter provisório e podem ser revistas

 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e visando atuar de forma preventiva, a Unimed Resende divulgou uma série de medidas para evitar aglomerações e otimizar o atendimento dos beneficiários. Houve mudanças nas regras de visitação a pacientes no hospital, no agendamento de exames e na promoção de eventos. Embora não haja caso confirmado do novo Coronavírus na cidade até o momento, todos os esforços são para minimizar a disseminação da doença e evitar superlotação das unidades de saúde. Confira as orientações:

 

COMITE DE TRABALHO – Desde que o primeiro caso suspeito foi confirmado no país, a equipe assistencial do Hospital Unimed Resende vem acompanhando as atualizações sobre o avanço do novo coronavírus. Foi instituído um comitê que se reúne diariamente para rever os planos de contingência e adotar medidas necessárias conforme o quadro nacional e regional vai mudando.

 

QUANDO PROCURAR O HOSPITAL – Os sintomas dos infectados pelo Coronavírus podem ser muito parecidos com os de uma gripe. Coriza, tosse e dor de cabeça são alguns deles. Se você está com sintomas leves, a orientação é o autoisolamento. Se não esteve fora do país ou não teve contato com alguém que pudesse estar contaminado, provavelmente está apenas resfriado. Por outro lado, febre persistente e falta de ar são sintomas de alerta e merecem avaliação médica, especialmente em pacientes com mais idade e com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Nestes casos, é preciso procurar a unidade de saúde. A orientação é não buscar o serviço de saúde se não for realmente necessário nesse momento, para evitar a exposição desnecessária a qualquer tipo de doença.

 

VISITANTES - Uma das medidas adotadas foi reduzir o número de visitantes aos pacientes internados no Hospital Unimed Resende. Na UTI, a quantidade diária caiu de seis para um. Já nos quartos duplos e individuais, além da presença do acompanhante (nos casos previstos em lei), apenas um visitante por dia poderá subir. Pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por COVID-19 não poderão receber visitantes. O tempo de interação será de 20 minutos e em dias alternados conforme abaixo:

 

 

EXAMES E CIRURGIAS ELETIVAS - O agendamento de exames no Centro de Diagnóstico por Imagem está mais espaçado, reduzindo pela metade o número de vagas diárias. A ideia é evitar aglomerações no hall de espera. Colonoscopia e endoscopia foram suspensas. A orientação é para que usuários que não têm urgência na realização dos exames esperem e marquem para o próximo mês. Todas as cirurgias foram suspensas a partir do dia 23 de março, exceto as oncológicas e cardiovasculares. Os procedimentos de urgência e emergência estão autorizados.

 

EVENTOS E REUNIÕES - Eventos como palestras, seminários e ações sociais foram suspensos pelos próximos dias. Entre eles está o Encontro de Gestantes, que aconteceria entre os dias 27 e 28 de março, com previsão de 60 participantes. Em sua sétima edição, o evento ainda não tem nova data. As reuniões de trabalho também estão sendo otimizadas através de dispositivos móveis e de forma remota.

 

 

OUTRAS MEDIDAS – Para garantir a efetividade do atendimento em caso de necessidade, as férias da equipe assistencial foram suspensas. Já os colaboradores da equipe administrativa estão atuando com carga horária reduzida, em esquema de rodízio ou em home office.

Agência Interagir
Rua Elza da Silva Duarte, nº71, Manejo
Resende – RJ CEP: 27.520-005
Telefone: (24) 2108-9906 / 2108-9907
(24) 2108-9912 / 2108-9913
Diretor Técnico
João Felipe S. Elache de
Oliveira
CRM nº 52-87267-9