Notícias 30 de Julho de 2020
Projeto Perto do Coração acolhe pacientes em isolamento
São vídeos, fotos, desenhos e mensagens de familiares e amigos entregues de um jeito especial

 

Estar em situação de isolamento dentro do hospital pode ser necessário, mas não é nada confortável. Os pacientes que tem suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID – 19 não podem receber visitas e nem ficar acompanhados durante o período de internação. Mas nem por isso o contato com a família e amigos deve ser desprezado. No Hospital Unimed Resende, desde o início de maio é possível estar mais próximo desses pacientes graças ao projeto Perto do Coração. São vídeos, fotos, desenhos e mensagens enviadas pelos familiares e entregues pela enfermagem de um jeito todo o especial.

“Quando a gente informa que o paciente vai precisar ficar em isolamento, podemos sentir a angustia e a ansiedade dos familiares. Ao saber do projeto, de certa forma, eles ficam mais tranquilos e a interação começa logo no dia seguinte”, comentou a responsável pelo Relacionamento com o Cliente, Tatiana Peixoto Martins. Através de um telefone exclusivo, é possível realizar vídeo chamada, enviar vídeos dos familiares, amigos e até dos animais de estimação. “Já recebemos mensagens internacionais e um vídeo da cadela de um dos pacientes”, relatou Tatiana.

Todo o trabalho conta com o apoio da equipe de enfermagem, única que tem contato com o paciente isolado. “O equipamento é devidamente encapado e higienizado. A ação consegue chegar até aos que estão na UTI. E quando eles se sentem a vontade, também mandam vídeos e recados aos familiares”, detalhou a psicóloga Rita de Cássia Nogueira. “Sentir que não está sozinho, que há pessoas preocupadas lá fora e que se importam com você ajuda muito na recuperação”, completou. Todo o material trocado ganha uma edição do setor de Comunicação e Marketing e o vídeo é compartilhado com a família.

NUTRIÇÃO – Ainda como parte do acolhimento a esses pacientes, a equipe de nutrição vem mandando mensagens de otimismo junto com as refeições. “Temos contato apenas pelo telefone com quem está isolado, para atender às necessidades nutricionais e adequar a alimentação aos hábitos do paciente. As mensagens são uma maneira de estimular a boa aceitação da dieta, que está diretamente relacionada ao estado emocional”, justificou a coordenadora de nutrição do HUR, Mariana Ramos. As mensagens também foram estendidas a outros pacientes em ocasiões especiais como gestantes e aniversariantes.

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