Notícias 03 de Novembro de 2020
Hospital Unimed Resende implanta sistema de checagem beira leito
Projeto completa circuito que aumenta a segurança do paciente

 

Os dez leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Unimed Resende já estão utilizando desde o dia 29 de outubro a checagem de medicamento beira leito. A implantação era a etapa que faltava para completar o circuito fechado de administração de medicamentos, que tem o objetivo de aumentar a segurança do paciente mitigando as falhas do processo.

“Desde o momento em que é prescrito pelo médico até a sua administração pelo setor de enfermagem, o medicamento passa por diversas barreiras de checagem. Todas as confirmações realizadas e registradas no sistema resultam não só em segurança medicamentosa, mas em maior controle do estoque, redução do trabalho e de custos”, avaliou a assessora de Qualidade, Tatiana Tolentino, ressaltando que poucos hospitais adotam o sistema. “Entre as unidades próprias do Sistema Unimed, somos a segunda do estado a adotar o circuito fechado”.

Para tornar o projeto possível foi necessária a aquisição de kits individuais para cada leito com minicomputador e leitor de código de barras, e ainda parametrização do sistema. “Quando o medicamento é dispensado na farmácia, ele ganha um código de barras vinculado a pulseira de identificação do paciente. Ele é rastreado quando chega no posto de enfermagem, antes de ser administrado e logo após a administração”, detalhou o analista de sistemas sênior, Diogo Batista dos Santos.

“É a realização de um sonho. Desde que inauguramos o hospital, já adotávamos a dose unitária de medicamentos, com foco na segurança do paciente. E agora fechamos esse ciclo. Só orgulho de pertencer a esse projeto”, comentou o coordenador de farmácia, Arilson Pires Carneiro. A ideia é que em 2021 a checagem seja estendida também aos leitos de internação. 

Agência Interagir
Rua Elza da Silva Duarte, s/nº, Manejo
Resende – RJ CEP: 27.520-005
Telefone: (24) 2108-9906 / 2108-9907
(24) 2108-9912 / 2108-9913
Diretor Técnico
Marcos José Monteiro Lemos
CRM nº 52-50187-0